quinta-feira, 19 de março de 2015

Atu V – O Hierofante

image
Todos estão aos pés dele; ele que tem o direito divino de vida e morte sobre todos. A estrutura de seu poder foi criada para por aos seus pés o controle sobre as sociedades. Ele sempre com face sorridente e sem qualquer virtude prega a dor e o pecado, oprime seus seguidores através do medo, da mesma maneira que é oprimido por Aqueles que estão acima dele. Ele expressa aquilo que todos gostariam de ouvir, pois a palavra que o rege é: congregação. Ele une ou congrega os fracos de vontade e lhes indica um caminho, o caminho dele.
Ele se esconde em uma face de bondade e de “sabedoria”. Esconde-se na postura do santo guru e do sábio mestre, e todos o escutam, o seguem e o defendem de qualquer acusação. Quem segue o Hierofante é porque ainda não sabe realmente o que quer. Sua “verdade” gera morte, conflitos, retrocessos sociais e culturais. Ele faz com que todos acreditem em suas mentiras, fruto de alguma experiência mística que ele transforma em uma “verdade coletiva”.
O Hierofante não necessita ser um iniciado, basta fingir o suficiente para que todos acreditem que ali está um homem santo.
É compreensível que o Hierofante seja o magista, pois ele começa movido por uma completa incapacidade de observar a si mesmo. Esta ilusão se refletirá no final de sua caminhada, onde ele confundirá a fortuna com o poder sobre as pessoas e no acúmulo de coisas materiais. Mas o pior se encontra na total impossibilidade de evoluir nesta existência, o medo diante a diferença e na total incapacidade de realizar mudanças de acordo com a vontade. O Hierofante é um estúpido diante da Natureza, um reles trapaceiro diante o Universo, que ele se recusa a entender e a fazer parte.

3 comentários:

  1. Eu acho que o Sr está confundindo o Hierofante com a Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. O Hierofante representa o Iniciado oculto, que rege todas as organizações terrenas. Ele prepara o Aeon de Maat, mas seu ritmo é lento, cerca de 2000 anos! Aqueles que ele possa enganar serão destruidos, assim como o hierofante terá que no fim destruir a sí mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sinto lhe informar, mas o senhor está completamente enganado quanto ao Hierofante. Estude-o profundamente e verás que o Hierofante, não importa qual o Aeon, é e será sempre o que foi.

    ResponderExcluir

OS AMANTES

O arcano dos Amantes, nos primeiros Tarôs, representa o Cavaleiro que recebe a mão da filha do Rei em casamento, após algum feito extraordin...